Atividades relacionadas com o texto lido de Durkheim
1)A influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma geração, uns sobre os outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.É unicamente esta ultima que aqui nos interessae, por consequencia, é para ela que convém reservar o nome de educação.
2)O padrão de vida minimo, abaixo do qual nao consentiríamos em descer, varia infinitamente, segundo as condições, o meio e o tempo.O que ontem achávamos suficiente, hoje nos parece abaixo da dignidade humana, e tudo faz crer que nossas exigencias serão sempre crescentes. Elas partem do postulados de que há uma educação ideal, perfeita, apropriadaa todos os homens, indistintamente, é essa educação universal a unica que o teorista se esforça por definir.A educação tem variado infinitamente com o tempo e o meio.
3)Será preciso, pois, considerar os sitemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tmá-los, e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.Para que haja educação, faz-se mister que haja, em face de uma geração de adultos, uma geração de individuos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação exercida pela primeira, sobre a segunda.
4)no decurso da história, constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a impotancia respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o individuo, o progresso, a ciencia, a arte etc...toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funçoes industriais tem por objeto fixar essas idéias na consciencia dos educandos.
5)Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança: 1)um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensavel a todos os seus membros; 2)certos estados fisicos e mentais, que o grupo social particular considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.
6)A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que nao se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certos estados fisicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade politica no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine.
7)Desejando melhorar a sociedade, o individuo deseja melhorar a si proprio.Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especiamente atraves da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o individuo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem duvida, o individuo não pode engrandecer senão próprio esforço.O poder do esforço constitui, precisamente, uma das caracteristicas essenciais do homem.