Cris Model Mengue

Thursday, October 19, 2006

TIC's 2-Semana 2
Análise dos dois Blogs Educacionais
Zaptlogs
Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia.
Bloglab
Tem como objetivo registrar, guardar, refletir, compartilhar uma grande parte do trabalho que é realizado.
Ao visitar os blogs, pude realmente perceber a sua importância, pois este era algo totalmente desconhecido mas que agora se tornou uma ferramenta indispensável no meu cotidiano e ajudou e esta ajudando na ampliação do meu conhecimento, nos auxilia nas tarefas e também é através deste que podemos visualizar os trabalhos dos colegas e comentar o que estes fizeram.

Wednesday, October 11, 2006

Atividade3_cristianemengue

Escola Projeto Pedagógico e Currículo

Com base nos textos propostos, pode-se notar que Paulo Freire sempre lutou e buscou por um novo homem, uma nova sociedade e uma nova educação, que produza a conscientização para a prática da liberdade, ou seja, para a emancipação do ser humano. Acreditava também que “a educação como prática da liberdade constitui ato de conhecimento e de aproximação crítica da realidade e a conscientização ocorre quando à apreensão critica da realidade, conscientização não se dá fora da” práxis “, sem o ato ação – reflexão, mas na unidade dialética”.
Sabemos que ainda existem práticas que não possibilitam aprendizagem, e que as experiências e as diferentes culturas existentes numa sala de aula são simplesmente ignoradas. Como cita Paulo Freire acima, é de suma importância para que aconteça a aprendizagem, que os conteúdos trabalhados, os acontecimentos questionados, entre outros, estejam relacionados com a realidade de cada aluno, para que estes se sintam motivados e valorizados, se tornando seres questionadores e não somente meros ouvintes, que somente escutam e pouco ou nada assimilam.
Eu como um ser responsável pela educação, sei o quanto é importante à valorização do conhecimento que o aluno traz consigo para dentro da sala de aula e o quanto é satisfatório poder questioná-los sobre determinados conteúdos trabalhados, por exemplo: O surgimento do universo, Sistema Solar... e poder perceber a vontade deles de descobrir cada vez mais sobre o que está sendo trabalhado e presenciar que estes comentários feitos em sala de aula tem continuidade em casa junto dos pais.
Paulo Freire também cita a importância da realização de atividades praticas e experiências que auxiliam muito na aprendizagem.Estas são realmente atividades que estimulam e chamam a atenção dos alunos, pois exige observação e registro da experiência que foi realizada.
Um exemplo que posso citar é uma experiência que realizei em sala de aula junto com os alunos sobre a germinação, mas não a germinação no algodão, que já estão saturados de ver, esta foi uma experiência diferente que provocou ainda mais a curiosidade dos alunos. A germinação do feijão, milho, alpiste que foram trazidos pelos alunos ocorreu através de uma folha de papel com terra dentro de um vidro, onde os alunos teriam que acompanhar todo o processo de germinação e registra-los numa folha de registro, onde o aluno teria que desenhar e escrever o que observou em cada dia. Após transcorrido todo o processo, foi montado um livro de experiências da turma, o que os deixou ainda mais motivados.
Outro exemplo é a utilização de materiais concretos e a realização de atividades práticas que são divertidas e que auxiliam na aprendizagem.Exemplos: Bingo de tabuadas, jogos da memória de divisão, batalha naval com atividades relacionadas com os conteúdos que foram trabalhados....Estas são atividades simples de serem elaboradas, mas que trazem bons resultados.
É preciso que o educador não veja o seu o seu aluno como um ser inativo, mas sim como cidadãos ativos e críticos, mas para que isto aconteça é preciso que acima de tudo o professor refaça a sua concepção de educação e re avalie a sua prática docente.

Monday, October 09, 2006

Atividades relacionadas com o texto lido de Durkheim
1)A influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma geração, uns sobre os outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.É unicamente esta ultima que aqui nos interessae, por consequencia, é para ela que convém reservar o nome de educação.
2)O padrão de vida minimo, abaixo do qual nao consentiríamos em descer, varia infinitamente, segundo as condições, o meio e o tempo.O que ontem achávamos suficiente, hoje nos parece abaixo da dignidade humana, e tudo faz crer que nossas exigencias serão sempre crescentes. Elas partem do postulados de que há uma educação ideal, perfeita, apropriadaa todos os homens, indistintamente, é essa educação universal a unica que o teorista se esforça por definir.A educação tem variado infinitamente com o tempo e o meio.
3)Será preciso, pois, considerar os sitemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tmá-los, e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.Para que haja educação, faz-se mister que haja, em face de uma geração de adultos, uma geração de individuos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação exercida pela primeira, sobre a segunda.
4)no decurso da história, constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a impotancia respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o individuo, o progresso, a ciencia, a arte etc...toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funçoes industriais tem por objeto fixar essas idéias na consciencia dos educandos.
5)Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança: 1)um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensavel a todos os seus membros; 2)certos estados fisicos e mentais, que o grupo social particular considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.
6)A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que nao se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certos estados fisicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade politica no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine.
7)Desejando melhorar a sociedade, o individuo deseja melhorar a si proprio.Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especiamente atraves da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o individuo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem duvida, o individuo não pode engrandecer senão próprio esforço.O poder do esforço constitui, precisamente, uma das caracteristicas essenciais do homem.