Cris Model Mengue

Thursday, January 11, 2007

ECS11 Desigualdades Educativas Estruturais no Brasil: entre Estado, Privatização e Descentralização
A escola constitui-se hoje no Brasil, um produto desigualmente distribuído.Nas comunidades de dificil acesso, o ensino é precário,e um dos motivos é o difícil acesso a estas.
Sabe-se que há em todo o país um grande numero de professores mal qualificados, que não possuem formação necessaria para estar atuando em sala de aula. E este é um dos principais motivos que levam a classe média alta a transferirem seus filhos de uma escola péblica para uma escola particular.
Devido a grande desigualdade economica, nem todas as familias possuem condições de transferir seus filhos para uma escola particular e acabam os deixando na rede pública ou os inserindo no trabalho para contribuir no sustento economico da família e lutando por sobrevivencia.
É impressionante o descaso do Estado em relação a educação.A unica desculpa que surge todos os anos é que o estado não possui verbas para educação, este é um fatorpreocupante, pois como o estado tem verbas para uma instituição da Febem?
É preciso e todos nós sabemos que para modificar esta situação devemos favorecer e buscar a igualdade de chances para todos,e esta atitude deve ser tomada de inicio dentro da propria escola.
Augusto Cury e Nogueiras, nos relatam tambem que a escola é parte integrante das lutas sociais e que cada um de nós devemos buscar e lutar por nossos direitos, sendo cidadaos criticos e ativos, sempre buscando e transmitindo motivação.

1 Comments:

Post a Comment

<< Home