Atividade3_cristianemengue
Escola Projeto Pedagógico e Currículo
Com base nos textos propostos, pode-se notar que Paulo Freire sempre lutou e buscou por um novo homem, uma nova sociedade e uma nova educação, que produza a conscientização para a prática da liberdade, ou seja, para a emancipação do ser humano. Acreditava também que “a educação como prática da liberdade constitui ato de conhecimento e de aproximação crítica da realidade e a conscientização ocorre quando à apreensão critica da realidade, conscientização não se dá fora da” práxis “, sem o ato ação – reflexão, mas na unidade dialética”.
Sabemos que ainda existem práticas que não possibilitam aprendizagem, e que as experiências e as diferentes culturas existentes numa sala de aula são simplesmente ignoradas. Como cita Paulo Freire acima, é de suma importância para que aconteça a aprendizagem, que os conteúdos trabalhados, os acontecimentos questionados, entre outros, estejam relacionados com a realidade de cada aluno, para que estes se sintam motivados e valorizados, se tornando seres questionadores e não somente meros ouvintes, que somente escutam e pouco ou nada assimilam.
Eu como um ser responsável pela educação, sei o quanto é importante à valorização do conhecimento que o aluno traz consigo para dentro da sala de aula e o quanto é satisfatório poder questioná-los sobre determinados conteúdos trabalhados, por exemplo: O surgimento do universo, Sistema Solar... e poder perceber a vontade deles de descobrir cada vez mais sobre o que está sendo trabalhado e presenciar que estes comentários feitos em sala de aula tem continuidade em casa junto dos pais.
Paulo Freire também cita a importância da realização de atividades praticas e experiências que auxiliam muito na aprendizagem.Estas são realmente atividades que estimulam e chamam a atenção dos alunos, pois exige observação e registro da experiência que foi realizada.
Um exemplo que posso citar é uma experiência que realizei em sala de aula junto com os alunos sobre a germinação, mas não a germinação no algodão, que já estão saturados de ver, esta foi uma experiência diferente que provocou ainda mais a curiosidade dos alunos. A germinação do feijão, milho, alpiste que foram trazidos pelos alunos ocorreu através de uma folha de papel com terra dentro de um vidro, onde os alunos teriam que acompanhar todo o processo de germinação e registra-los numa folha de registro, onde o aluno teria que desenhar e escrever o que observou em cada dia. Após transcorrido todo o processo, foi montado um livro de experiências da turma, o que os deixou ainda mais motivados.
Outro exemplo é a utilização de materiais concretos e a realização de atividades práticas que são divertidas e que auxiliam na aprendizagem.Exemplos: Bingo de tabuadas, jogos da memória de divisão, batalha naval com atividades relacionadas com os conteúdos que foram trabalhados....Estas são atividades simples de serem elaboradas, mas que trazem bons resultados.
É preciso que o educador não veja o seu o seu aluno como um ser inativo, mas sim como cidadãos ativos e críticos, mas para que isto aconteça é preciso que acima de tudo o professor refaça a sua concepção de educação e re avalie a sua prática docente.
Escola Projeto Pedagógico e Currículo
Com base nos textos propostos, pode-se notar que Paulo Freire sempre lutou e buscou por um novo homem, uma nova sociedade e uma nova educação, que produza a conscientização para a prática da liberdade, ou seja, para a emancipação do ser humano. Acreditava também que “a educação como prática da liberdade constitui ato de conhecimento e de aproximação crítica da realidade e a conscientização ocorre quando à apreensão critica da realidade, conscientização não se dá fora da” práxis “, sem o ato ação – reflexão, mas na unidade dialética”.
Sabemos que ainda existem práticas que não possibilitam aprendizagem, e que as experiências e as diferentes culturas existentes numa sala de aula são simplesmente ignoradas. Como cita Paulo Freire acima, é de suma importância para que aconteça a aprendizagem, que os conteúdos trabalhados, os acontecimentos questionados, entre outros, estejam relacionados com a realidade de cada aluno, para que estes se sintam motivados e valorizados, se tornando seres questionadores e não somente meros ouvintes, que somente escutam e pouco ou nada assimilam.
Eu como um ser responsável pela educação, sei o quanto é importante à valorização do conhecimento que o aluno traz consigo para dentro da sala de aula e o quanto é satisfatório poder questioná-los sobre determinados conteúdos trabalhados, por exemplo: O surgimento do universo, Sistema Solar... e poder perceber a vontade deles de descobrir cada vez mais sobre o que está sendo trabalhado e presenciar que estes comentários feitos em sala de aula tem continuidade em casa junto dos pais.
Paulo Freire também cita a importância da realização de atividades praticas e experiências que auxiliam muito na aprendizagem.Estas são realmente atividades que estimulam e chamam a atenção dos alunos, pois exige observação e registro da experiência que foi realizada.
Um exemplo que posso citar é uma experiência que realizei em sala de aula junto com os alunos sobre a germinação, mas não a germinação no algodão, que já estão saturados de ver, esta foi uma experiência diferente que provocou ainda mais a curiosidade dos alunos. A germinação do feijão, milho, alpiste que foram trazidos pelos alunos ocorreu através de uma folha de papel com terra dentro de um vidro, onde os alunos teriam que acompanhar todo o processo de germinação e registra-los numa folha de registro, onde o aluno teria que desenhar e escrever o que observou em cada dia. Após transcorrido todo o processo, foi montado um livro de experiências da turma, o que os deixou ainda mais motivados.
Outro exemplo é a utilização de materiais concretos e a realização de atividades práticas que são divertidas e que auxiliam na aprendizagem.Exemplos: Bingo de tabuadas, jogos da memória de divisão, batalha naval com atividades relacionadas com os conteúdos que foram trabalhados....Estas são atividades simples de serem elaboradas, mas que trazem bons resultados.
É preciso que o educador não veja o seu o seu aluno como um ser inativo, mas sim como cidadãos ativos e críticos, mas para que isto aconteça é preciso que acima de tudo o professor refaça a sua concepção de educação e re avalie a sua prática docente.
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