Atividade 7- ECS -Semana 5
Karl Heinrich Marx e Friedrich Engels
Marx foi filósofo e comunista alemão, ideólogo do comunismo cientifico e organizador do movimento proletário internacional.Nasceu em Treves, cidade situada hoje na Alemanha Ocidental, em 5 de maio de 1818. Era filho de um advogado judeu convertido ao protestantismo. Cursou as universidades de Bonn e Berlim, onde estudou Direito, dedicando-se porém especialmente à história e à filosofia. Em Berlim ingressou no grupo chamado "hegelianos de esquerda", que interpretava as idéias de Hegel do ponto de vista revolucionário.
Não se limitando aos estudos teóricos,Marx desenvolveu, durante toda a sua vida, intensa atividade política, elaborando a doutrina da sociedade.
A contribuição do marxismo para a educação tem de ser considerada em dois niveis: o do esclarecimento e da compreensão da totalidade social, de que a educação é a parte, incluindo as relações de determinação e influência que ela recebe da estrutura econômica , e o especifico das discussões de temas e problemas educacionais.Nenhum pensador influenciou tão profundamente as ciências sociais contemporâneas como Marx.
Para ele, a transformação educativa deveria ocorrer paralelamente à revolução social. Para o desenvolvimento total do homem e a mudança das relações sociais, a educação deveria acompanhar e acelerar esse movimento, mas não encarregar-se exclusivamente de desencadeá-lo, nem de fazê-lo triunfar.
Recebeu colaboração direta com Engels(1820-1895) que, além de colaborar nos escritos, ajudou Marx, por diversas vezes, quando este se encontrava em situação financeira critica. das obras que escreveram juntos temos: O Manifesto Comunista (1848) e Ideologia Alemã.
Os principios de uma educação pública socialista forma enunciados por Marx e Engels, e desenvolvidos, entre outros. Marx e Engels nunca realizaram uma análise sistemática da escola e da educação. Suas ideias a esse respeito esncontram-se disseminadas ao longo de vários de seus trabalhos. A problemática educativa foiu colocada de modo ocasional, fragmentário, mas sempre no contexto da critica das relações sociais e das linhas mestras de sua modificação.
Marx e Engels, em seu Manifesto do partido comunista, escrito entre 1847 e 1848, defendem a educação pública e gratuíta para todas as crianças, baseada nos seguintes principios:
da eliminação do trabalho delas na fábrica;
da associação entre educação e produção material;
da educação politécnica que leva à formação do homem omnilateral, abrangendo três aspectos:mental, físico e técnico, adequados à idade das crianças, jovens e adultos;
da inseparabilidade da educação e da política, portanto, da totalidade do social e da articulação entre o tempo livre e o tempo de trabalho, isto é, o trabalho, o estudo e o lazer.
Marx defende o trabalho infantil, mas insiste em que este trabalho deve ser regulamentado cuidadosamente, de maneira em que nada se pareça com a exploração infantil capitalista. Concretamente ele sustenta que, por razões fisiológicas, as crianças e os jovens de um ou outro sexo devem dividir-se em três classes, tendo cada uma delas um tratamento específico: a primeira abrangendo crianças de 9 a 12 anos, com jornada de trabalho de duas horas por dia, a segunda abrangendo crianças de 13 a 15 anos, com jornada de trabalho de quatro horas por dia, e a treceira abrangendo jovens de 15 a 17 anos, com jornada de trabalho de seis horas por dia.
2 Comments:
At 7:23 PM, Stela said…
Cris, que interessante esse comentário sobre o trabalho infantil... Não encontrei na minha pesquisa...
Que bom que temos colegas que podem pesquisar mais e acrescentar mais informações. Abraço
At 6:44 PM, Mara said…
Cristiane: Marx inverte a dialética de Hegel, posicionando-se contra o idealismo alemão. Ele era um materialista, ou seja, para ele as idéias são resultado das condições materiais de sobrevivência. É nesse sentido que ele aponta que as idéias dominantes em uma época, são as idéias da classe dominante, aquela que detém os meios de produção. Marx em determinado momento rompe com os Jovens Hegelianos. Não citastes a fonte usada para elaborar teu trabalho, mas deves voltar a ela buscando contextualizar a expressão "hegelianos de esquerda". Profª Mara N Silva
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