ECS - Atividade 6 – Weber
Durkheim acredita que a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo numero de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine.
Marx defendia a idéia de que a transformação educativa deveria ocorrer paralelamente com a revolução social, para que pudesse acontecer o desenvolvimento total do homem e das relações sociais, e a educação deveria vir acompanhada para acelerar esse movimento de transformação.
Weber tem como base em seus estudos a pesquisa histórica que, é fundamental para a compreensão das sociedades. Para ele, os acontecimentos que integram o social tem origem nos indivíduos.Para essa analise ele constrói os Três Tipos Puros de Dominação Legítima, para podermos perceber relação do poder e da dominação com a sociedade.
Como se pode perceber, os três pensadores contribuíram e ainda estão contribuindo na educação, cada um com as duas crenças, pesquisas, estudos diferenciados relacionados com o cotidiano da sociedade. Eles estão e continuarão sendo o ponto de referencia para que outras correntes de pensamento se desenvolvam e continuem se desenvolvendo, estando sempre presentes e ligados à educação.
Durkheim acredita que a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo numero de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine.
Marx defendia a idéia de que a transformação educativa deveria ocorrer paralelamente com a revolução social, para que pudesse acontecer o desenvolvimento total do homem e das relações sociais, e a educação deveria vir acompanhada para acelerar esse movimento de transformação.
Weber tem como base em seus estudos a pesquisa histórica que, é fundamental para a compreensão das sociedades. Para ele, os acontecimentos que integram o social tem origem nos indivíduos.Para essa analise ele constrói os Três Tipos Puros de Dominação Legítima, para podermos perceber relação do poder e da dominação com a sociedade.
Como se pode perceber, os três pensadores contribuíram e ainda estão contribuindo na educação, cada um com as duas crenças, pesquisas, estudos diferenciados relacionados com o cotidiano da sociedade. Eles estão e continuarão sendo o ponto de referencia para que outras correntes de pensamento se desenvolvam e continuem se desenvolvendo, estando sempre presentes e ligados à educação.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home